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Assinatura de Email Personalizada e Criativa

by no Blog 14/04/2020

Ter uma assinatura de email personalizada é um elemento importantíssimo em qualquer comunicação enviada para leads e clientes.

Você certamente já conhece a importância de oferecer conteúdos informativos e ofertas relevantes para seus leads. O email marketing é uma das melhores formas de fazer isso!

No entanto, você não pode esquecer de oferecer ao leitor a opção de entrar em contato com você. No caso de dúvidas ou considerações, é fundamental que ele encontre facilmente as informações de que precisa para se expressar.

E a maneira mais simples de oferecer essa opção para seus leads é através da assinatura de email. Esse detalhe não só torna a vida do cliente em potencial mais fácil se precisar falar com você, mas também deixa o email com um toque mais personalizado e profissional.

Mas o que exatamente é uma assinatura de email? E, principalmente, qual é o melhor jeito de montar uma assinatura profissional, criativa e efetiva?
Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber para começar a aproveitar os benefícios de criar uma assinatura de email criativa, hoje mesmo!

O Que é Uma Assinatura de Email Personalizada
A assinatura de email é uma mensagem que fica atrelada automaticamente a todas as mensagens enviadas de um determinado endereço eletrônico.
Pode parecer algo extremamente simples, mas personalizar essa mensagem é um detalhe essencial para sua estratégia.
Isso porque, quando precisam tirar suas dúvidas ou dizer algo sobre o email recebido, esse é o primeiro lugar onde o leitor vai procurar maiores informações.
Uma assinatura de email pode trazer muitos elementos diferentes.
Algumas mais simples contam apenas com o nome e email para contato do representante.
Outras trazem também o logotipo da empresa, links para redes sociais e outras informações úteis para seus clientes em potencial.
E não são apenas as grandes empresas que podem se beneficiar de uma assinatura de email personalizada.
Equipes pequenas e até mesmo profissionais freelancers podem usar esse recurso para tornar suas mensagens mais íntimas e acessíveis.

Por Que Você Deve Usar uma Boa Assinatura de Email Profissional

Um email corporativo precisa fazer mais do que entregar a informação certa de maneira objetiva e cativante.
É fundamental transmitir profissionalismo, comprometimento, credibilidade e atenção aos detalhes para seus clientes em potencial.
Uma assinatura de email personalizada pode ajudar com todos esses fatores. Além disso, ainda demonstra ao leitor que você está disponível para atendê-lo caso necessário.
Outra enorme vantagem da assinatura de email é que, como é possível utilizar imagens e links nesse recurso, você pode usá-la para reforçar a identidade visual da sua empresa ou projeto.
A assinatura pode, até mesmo, ser utilizada como modo de divulgação das redes sociais da empresa.
Atualmente, a grande maioria dos leitores de email exibe assinaturas com imagens e links. Tanto os softwares instalados, como as versões online e mobile.
Por isso, programar uma assinatura de email personalizada acaba sendo uma necessidade.

 

Os Elementos Essenciais na Hora de Criar Uma Assinatura de Email Criativa
No momento de decidir o que sua assinatura de email deve dizer, muitas pessoas se confundem.
Afinal, utilizar imagens é bom ou ruim? E fontes diferentes ou coloridas?
Pensando nisso, reunimos algumas dicas sobre os elementos essenciais e aqueles que você deve evitar. Confira:

Nome
Se estamos falando de uma assinatura, é fundamental que ela traga seu nome ou o nome do representante do setor. O leitor deve sempre saber com quem pode falar sobre o assunto se necessário.
Algumas pessoas optam por incluir uma imagem com a assinatura à mão. Esse é um detalhe capaz de deixar a assinatura de email única e com aparência bastante profissional.

Função na empresa
Outro dado a que seus clientes em potencial precisam ter acesso é a função do representante na empresa. Ele é um consultor? Representante de vendas? CEO?
Como você pode imaginar, essa é uma informação importante para que o leitor saiba como, e em quais situações, aquele contato poderá ajudá-lo.

Telefone
Incluir o telefone na assinatura de email demonstra ao leitor que o representante está disponível para resolver todos os seus questionamentos. Esse dado torna a mensagem mais pessoal do que aquelas que possuem apenas um endereço de email.
Lembre-se, no entanto, de que é importante que o leitor tenha acesso aos horários de atendimento do número utilizado. De nada adianta ter essa linha direta com a empresa se o cliente em potencial não conseguir contato.

Email
Muitas vezes, ao disparar comunicações automáticas por email, o remetente acaba sendo um endereço que não é capaz de receber respostas. É o que chamamos de endereços no-reply.
A maioria das empresas que trabalha com email marketing possui um desses emails.
Nesse caso, o que acontece se o leitor tiver uma dúvida sobre a mensagem e precisar entrar em contato?
Quando você insere um endereço para retorno na assinatura de email, isso deixa de ser um problema.
Como a maioria da comunicação entre clientes e empresas, hoje, é feita virtualmente, é fundamental que esse dado conste na assinatura.

Redes sociais
A assinatura de email é uma excelente oportunidade para divulgar e aumentar o engajamento nos perfis da empresa nas redes sociais.
Os leads, ou clientes em potencial, são pessoas que estão interessadas na sua marca. Por isso, nada melhor do que oferecer mais uma maneira de acompanhar as novidades da sua empresa.
Um ótimo jeito de incluir esses links é colocando uma imagem do logotipo da rede social com um link para sua página. Essa é uma maneira compacta e fácil de identificar para o leitor.

Foto pessoal e/ou logo da empresa
Uma das dúvidas mais comuns sobre assinatura de email profissional é se é uma boa ideia ou não colocar sua foto pessoal. A resposta é simples: depende.
Alguns modelos de negócio contam com a imagem de uma pessoa – o idealizador da marca ou especialista, por exemplo – para sua divulgação. Construir autoridade dessa forma pode ser muito eficiente.
Outra situação onde uma foto pessoal pode ser uma ótima ideia é quando sua empresa gostaria de transmitir uma imagem mais íntima e pessoal para suas comunicações.
Lembre-se de que é importante que a foto escolhida seja profissional – o ideal é uma foto de rosto.
Já o logotipo da empresa, em quase todas as situações, pode ser incluído sem problemas na assinatura de email. Essa é uma maneira simples e elegante de reforçar a identidade visual da sua marca.
Além disso, a presença do logotipo passa a imagem de seriedade e credibilidade do email. Só tome cuidado para não usar uma imagem muito grande ou pesada.



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