Ao contrário do que muita gente acredita, o empreendedorismo digital exige de seus gestores muito mais investimentos em marketing do que as empresas convencionais. Nesse sentido, negócios que possuem diversidade de mercadorias e desejam vender mais necessitam criar catálogos online para que potenciais clientes possam enxergar as opções de compra. Isso ocorre porque, na internet, somente a divulgação adequada dos serviços e produtos é capaz de trazer e conquistar consumidores, além de motivar sua equipe de representantes comerciais.

O catálogo online possui uma série de benefícios e vantagens, como a economia de gastos com a impressão em papel. É possível, por exemplo, inserir imagens e vídeos de seus produtos, além de outras iniciativas que despertem sentimentos a fim de incentivar o ato da compra. Possui também alcance e exposição elevados e permite que cada produto tenha um espaço próprio capaz de abranger qualificações e características sem despertar preocupações com o tempo de carregamento da página. Ha, ainda, a possibilidade visualização off-line após download

Os catálogos digitais oferecem uma série de vantagens que não são apresentados pelos impressos.

Custo
Catálogos virtuais exigem um investimento menor em comparação ao custo de impressão e distribuição.

Atualização do produto
Futuras alterações ou atualizações são feitas de forma rápida e econômica; permitindo assim, que todos os clientes tenham a versão mais recente imediatamente.

Economia de tempo
Pode ser for enviado por e-mail ou outro meio eletrônico e também possibilita a busca em seu conteúdo, o que o torna infinitamente mais prático e funcional.

Posicionamento
Um catálogo que é exibido em um meio universal como a Internet, gera uma maior presença da marca e produtos no mercado.

Tipo de Catálogos

ON - LINE

Um catálogo de produtos é basicamente uma solução para empresas locais que pretendem mostrar seus produtos sem realizar venda virtual, apenas convidando os clientes através de seus produtos a irem comprar na loja física. O desenvolvimento do catálogo virtual depende muito da sua necessidade e ideia em relação a divulgação de seus produtos online. Entretanto o catálogo online tem uma estrutura semelhante a uma loja virtual, porém ele não contém nenhuma funcionalidade referente a venda de produtos online. Deste modo, alguns itens são inseridos ou excluídos de acordo com sua preferência, como por exemplo a divulgação do preço do produto.

OFF - LINE

catálogo Off-line criar uma nova dinâmica de iteração entre seu negócio e o cliente final, eliminando catálogos de papéis antigos (duração limitada) e colocando em seu lugar um celular ou tablet na mão de seus vendedores ou representantes contendo todos os produtos disponíveis.
Versatilidades: Com um tablet ou celular na palma das mãos do vendedor, será possível manter o catálogo de produtos sempre atualizado, através da importação dos dados diariamente no sistema de gestão de produtos e sincronia diretamente com o aparelho do vendedor.

Dicas Importante

catálogo online permite que você insira uma capa ou até mesmo um pequeno índice para que os seus clientes se orientem. Coloque informações a respeito de promoções e desconto para incentivar a visualização e despertar nos consumidores a vontade de obter mais informações.

Todo público-alvo possui afeição por determinados padrões. Portanto, é preciso entender o que atrai seus consumidores a fim de criar um catálogo que desperte a emoção necessária para a aquisição de um produto. Evite poluição visual — que torna a leitura confusa — e se atente à clareza. Utilize cores que contribuam para páginas harmoniosas. As imagens também precisam estar com um nível alto qualidade.

Outra estratégia interessante explorada por algumas empresas é a criação de páginas com os 10 produtos mais vendidosedições limitadas ou kits exclusivos. Ações como essas fogem do padrão e atraem os consumidores. É possível, inclusive, inserir depoimentos positivos ao lado de determinados produtos ou pequenas citações a respeito da história de sua empresa. A legitimidade e confiança causadas por estratégias assim são essenciais para que seus clientes em potencial se sintam mais confortáveis e confiantes.

De nada adianta criar um catálogo e não atualizá-lo, pois os consumidores poderão se sentir lesados se perceberem que o conteúdo visualizado não possui mais validade. Por isso, não torne sua estratégia uma dor de cabeça. As atualizações podem ser mensais, pois não lotam as caixas de e-mail e transparecem profissionalismo.

Atenção: apesar de o conteúdo ser indispensável e contar com um espaço diferenciado, exageros devem ser evitados. Lembre-se de que catálogo é diferente de livro e que conteúdos muito extensos tornam a leitura desinteressante. Outra dica é inserir vídeos naqueles produtos que você considera como um diferencial de venda, pois a mídia pode tornar seu catálogo interativo e ainda gerar diferenciais sobre a concorrência.

A criação de um catálogo virtual poderá expandir suas vendas de maneira significativa com um investimento pequeno se comparado a outras estratégias de marketing digital. Não perca tempo e foque seus esforços em meios comprovados de retorno financeiro. O bom empreendedor deve saber aproveitar todas as possibilidades que os meios digitais oferecem.

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